Sê
"Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas. "
Pablo Neruda
A maioria das pessoas já ouviu falar de Pablo Neruda. Até o início do ano passado eu era como a maioria. Entretanto, nas férias de janeiro, minha irmã me emprestou a biografia desse poeta e a partir daí eu me apaixonei por sua obra e sua personalidade. Simplesmente uma pessoa que soube viver intensamente e criar textos incríveis e imortais. Em uma pesquisa simples da internet peguei uma breve biografia:
Pablo Neruda (Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México. Ademais, foi um destacado ativista político, senador, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Chile, pré-candidato a presidência de seu país e embaixador na França. Entre seus muitos reconhecimentos, destacam-se o Premio Nobel de Literatura em 1971 e um Doutorado Honoris Causa pela Universidade de Oxford. É considerado entre os melhores e mais influentes artistas de seu século, "O maior poeta do século XX em qualquer idioma", segundo Gabriel García Márquez.
Resolvi escrever sobre ele para falar sobre o poema que inicia esse post. É belíssimo. Retrata o que ele viveu e como cada um de nós deveria enxergar a vida. Sê, aquilo que puder ser, mas seja o melhor naquilo que faz. E não só ser melhor, mas faça objetivando o próximo: "e dá alegria a algum caminho". Neruda soube ser. Poeta, embaixador, ativista político, senador, etc, etc,etc. Realmente impressionante. Vale a pena ler sua biografia.
Finalizando essa simples reflexão de minha parte, termino o post com algumas frases do Neruda para gerar inspiração para o dia:
“A verdade
é que não há verdade.” Pablo
Neruda
“E desde então, sou porque tu és
E desde então és,sou e somos...
E por amor
Serei...
Serás...
Seremos...”
Pablo Neruda
“Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.
Se sou esquecido,
devo esquecer também,
Pois amor é feito espelho:
-tem que ter reflexo.”
Pablo Neruda

Nenhum comentário:
Postar um comentário